terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Não deixe o queijo estragar sua dieta....


Não deixe o queijo estragar sua dieta

Confira as opções com menos gordura e calorias para não comprometer os resultados na balança.

Por Lediane Filusem 30/08/2011 18:40, em Culinária

O TodaEla já mostrou como a combinação de queijos e vinhos cai bem no inverno. Mas quem está de dieta precisa se conter no fondue para não colocar todo o esforço a perder.
Por ser rico em gorduras, dependendo do tipo, esse derivado do leite não pode apenas favorecer o aumento do peso, mas também elevar as taxas de colesterol e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares. Algumas variações do alimento ainda possuem grandes quantidades de sódio, um dos maiores vilões da boa forma e da vida saudável.
Mas nem tudo está perdido. Eliminar o queijo do seu cardápio também não é o melhor caminho. Isso porque ele é uma importante fonte de cálcio, proteínas e vitaminas do complexo B, ou seja: afasta o risco de osteoporose, favorece os músculos e auxilia a prevenir anemias.
Assim, para aproveitar os benefícios do alimento sem prejudicar a dieta, prefira as versões magras ou light. As melhores opções são o queijo cottage e a ricota, pois são feitos com leite desnatado, o que reduz consideravelmente a quantidade de gorduras e calorias. Para quem tem intolerância à lactose ou é fã de soja, uma boa escolha é o tofu. Ele tem apenas 40 calorias para cada 50 gramas consumidas!
Outros amigos da dieta são o queijo muçarela, polenguinho, branco fresco e requeijão, desde que na versão light.
E se aquela vontade de fondue com muito gorgonzola, goude e gruyère bater, não passe vontade: basta controlar a quantidade ingerida para não comprometer a perda de peso.

Queijo branco não é queijo magro


Você com certeza já ouviu que “quanto mais branco o queijo, mais magro ele será”. Porém, nem sempre essa regra é verdadeira. Um bom exemplo é o cream cheese: apesar de ser branquíssimo, ele é rico em creme de leite e, por isso, altamente calórico.
O que diferencia as versões magras das vilãs da dieta é a quantidade e o tipo de leite utilizados em sua produção. Assim, antes de observar a cor do alimento, preocupe-se em conhecer a sua composição. Leia atentamente a embalagem e procure os valores de gorduras, sódio e, claro, calorias. Quanto menor eles forem, melhor.
Além disso, vale conferir a composição: se houver leite desnatado na lista de ingredientes, com certeza, ele será mais saudável.

Gordura: a vilã do queijo


A preferência pelas versões mais gordurosas do queijo pode ser facilmente explicada. É essa a principal substância responsável pelo sabor e textura do alimento, então quanto maior a sua presença na composição, mais gostoso ele será.
Os tipos produzidos com leite integral tendem a ser os mais gordurosos. Por isso, vale a pena investir nas versões light, já que todas provêm do leite desnatado e têm uma redução de pelo menos 25% de gorduras.

Cuidado com o sódio


O sal, ou sódio, é o outro responsável pelo sabor dos queijos. Assim, quanto mais processado for o alimento, maior será a sua quantidade de condimentos.
Para fugir dos malefícios do sódio para o corpo, procure consumir queijo suíço ou cheddar que, apesar de gordurosos, possuem baixas concentrações de sal, já que são naturais.

Os queijos inimigos da dieta


Quem está de dieta precisa fugir de algumas opções em específico, devido à alta quantidade de gorduras, calorias ou do sódio que elas possuem, para não prejudicar os resultados na balança.
O queijo cheddar é a pior opção para quem quer perder peso, pois o seu percentual de gordura pode variar entre 48 a 70%. Cada fatia tem pelo menos 76 calorias.
Quem pensa que o cream cheese é amigo do emagrecimento está enganado. Rico em creme de leite, ele também esbanja gordura: mesmo nas versões light, o percentual dessa substância em sua composição pode chegar a 60%!
Outro vilão da dieta é o gorgonzola, que tem 78% de gordura. Ele é de origem italiana e conhecido pelo gosto forte e pelos veios azulados, mais conhecidos como mofo. E cada fatia de 20 gramas tem, em média, 96 calorias.
Comum na mesa de muitos brasileiros, o muçarela também não deve ser ingerido por aquelas que desejam entrar nos jeans antigos. Uma fatia tem 65 calorias, assim, vale escolher a versão light, cujo valor calórico cai pela metade. A dica também vale para o queijo prato.
O provolone, conhecido pela casca dourada, também é inimigo da dieta. Ele deve ser consumido com moderação, já que cada fatia tem mais de 70 calorias.
O parmesão também deve ficar de fora do seu cardápio. Rico em gorduras e sal, ele é utilizado principalmente na versão ralada, em macarronadas e outras receitas. No entanto, esse queijo contribui para o aumento do peso, já que cada 20 gramas contém 92 calorias.

Os queijos amigos do emagrecimento


Quem quer emagrecer deve preferir o queijo cottage, que é um dos principais aliados na perda de peso. Ele tem mais proteínas que gorduras em sua composição, o que possibilita o consumo sem receio, principalmente nas versões light.
A ricota, leve e pouco calórica, é outra amiga da dieta. Mesmo na versão normal, ela tem 50% de gordura, um dos menores percentuais em comparação aos demais.
O minas fresco e o requeijão, desde que consumidos na versão light, também podem fazer parte do cardápio. O primeiro é um ótimo acompanhamento para saladas, enquanto o segundo é um bom substituto para margarina, maionese e creme de leite, principalmente em receitas.

Queijo emagrece?


A boa notícia vem de uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, que comprovou que não se pode pensar apenas nas gorduras e calorias dos queijos. Eles podem ser aliados da dieta por outro motivo.
Segundo o estudo, as versões brasileiras do alimento têm alto teor de ácido linoleico conjugado (CLA), que combate o acúmulo de gordura no abdômen. E é nos queijos com índices médios de calorias, como o prato e o requeijão, que estão as maiores concentrações da substância.
Ainda assim, os pesquisadores ressaltam que não é preciso exagerar no consumo para aproveitar os benefícios: ingerir 30 gramas do alimento por dia já é suficiente e não prejudica a saúde.
Confira o valor calórico de mais algumas versões de queijo para cada fatia (ou 20 gramas) e fique em dia com a dieta:
  • Brie:73
  • Camembert: 69
  • Cream cheese: 64
  • Cream cheese light: 41
  • Ementhal: 56,5
  • Fondue Luna: 149
  • Gouda: 84,6
  • Gruyère: 74,5
  • Minas fresco: 48
  • Mussarela de búfala: 65
  • Polenguinho comum: 58
  • Polenguinho light: 38

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receitas: Tudo Fácil......

Merluza a Portuguesa

-1 kg de merluza
-8 batatas médias
-azeite de oliva a gosto
-3 tomates maduros
-1 cebola grande
-1 pimentão vermelho
-1 pimentão amarelo
- azeitonas verdes picadas
-ovos cozidos a gosto
-salsinha, cebolinha a gosto

Modo de Preparo:

Corte as batatas em rodelas não muito grossa e cozinhe (al dente), corte os pimentões em rodelas e coloque na panela na mesma água que cozinhou a batata e deixe dar uma murchada, faça a mesma coisa com a cebola (tudo separado)
Em um refratário untado com azeite, faça camadas de cebola,tomates as batatas o peixe os pimentões, azeitonas, tempere com sal, e reque com azeite. Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem, salpique salsinha,cebolinha, e regue novamente com o azeite e leve ao forno por cerca de 1 hora ou até que o peixe esteja cozido. Retire do forno enfeite com os ovos cozidos e sirva com arroz branco e uma salada de brócolis cozida no vapor e regada com azeite extra virgem.
=============================================================

Uma dica legal.
Parece bacalhau, só que mais barato, usei para fazer a merluza a portuguesa.

Bacalhau genérico.

- 1 kg de merluza
- 3 colheres(sopa) bem cheia de sal
- 1 litro de água

Ferva por 10 minutos na água com sal a merluza, escorra e arrume os filés na assadeira, não pode ficar uma em cima da outra, leve a geladeira descoberta de um dia para o outro.
Está pronto o bacalhau genérico, agora é só usar na receita de sua preferência.

=============================================================

Macarrão Cremoso Muito Fácil.

500 gr - macarrão (pene/parafuso/gravatinha)
01 - lata de pomarola
01 - lata de atum
01 - lata de creme de leite com soro
03 - tabletes de caldo de (carne/legumes/bacon)
01 - lata de milho verde
01 - litro de água

Modo de Preparo:

Na panela de pressão coloque a água e todos os ingredientes, menos o macarrão e mexa bem.
Quando a água estiver fervendo acrescente o macarrão e tampe a panela.
Quando a panela começar a ferver(chiar), marque 4 a 5 minutos e está pronto, pode destampar e saborear que é muito gostoso.

Dica: você pode substituir o atum por presunto picado e mussarela, mas o queijo só acrescente depois que destampar a panela, mexa bem e sirva bem quente.

Obs: Acho esta macarronada muito pratica, é para quem está sem tempo, e também para quem não sabe ou não gosta de cozinhar....
============================================================

Enrolado de Presunto e Batata.

Você vai precisar de:

A quantidade depende de quantas pessoas vão comer.(pode calcular mais de 2 por pessoa, porque fica bom de mais.)
Obs: compre o presunto e a mussarela com fatias grandes e não muito finas.
- batata cozida e espremida temperada a gosto.(bem firme)
- presunto fatiado o quanto baste
- mussarela fatiada o quanto baste
- molho de tomate (pomarola)
- queijo parmesão ralado

Modo de fazer:

Cozinhe a batata esprema e tempere a gosto.(tem que estar firme)
Peque uma fatia de presunto, coloque uma de mussarela em cima do presunto, coloque um pouco do purê, e enrole como um canelone.
Num refratário que vai ao forno coloque um pouco de molho no fundo e vá colocando os rolinhos de presunto recheado.
Coloque bastante molho em cima dos rolinhos polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno.(10 a 15 minutos), ou até que o queijo tenha derretido e o molho estar bem quente.

OBS: Você poderá usar molho branco no lugar do vermelho.

Sugestão: Servir com arroz branco, uma salada de folhas verdes com tomate cereja.
============================================================

Omelete "Poché"

Preciso de:

3 - ovos
mussarela ralada
fatias de mussarela
2 - copos de água (+/-)
orégano
sal
Temperos a seu gosto

Como preparar:

Numa frigideira coloque a água para ferver.
Bata os ovos, coloque a mussarela, sal e orégano.
Jogue tudo na água fervendo sem mexer, quando estiver cozido, escorra para ficar bem seca, ainda quente coloque fatias de mussarela em cima da omelete.

Obs: como fazer! é do seu jeito, os ingredientes você pode variar como quiser, a quantidade desta é apenas uma sugestão.
============================================================

Feijão Tropeiro muito simples.

500 g de feijão cozido(não muito)
200 g de linguiça calabresa
200 g de lombinho defumado
50 g de bacon
01 cebola pequena ralada
Cheiro verde
02 dentes de alho amassados
Pimenta
Sal a gosto
Farinha de mandioca

Modo de Preparo

Frite o bacon, a linguiça, o lombinho com a cebola e o alho.
Junte o feijão sem o caldo e refogue por alguns tempo.
Coloque o restante dos temperos e a quantidade de farinha de mandioca até a consistência desejada.

Sirva com: couve picada e revogada e ovo frito.

============================================================

Filé de peixe na panela de pressão (rapidinho)

1 kg de filé de peixe
3 cebolas em rodelas
1 lata de molho de tomate pronto (pomarola)
250 ml de leite de coco
cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

Tempere os filés de peixe (sal,limão,vinagre, pimenta do reino e sal) deixe marinar.
Coloque na panela de pressão o molho, o filé de peixe, a cebola e tampe a panela, quando pegar pressão (começar a chiar) conte 7 minutos e desligue a panela, deixe terminar a pressão, abra e acrescente o leite de coco e o cheiro verde.

Sugestão de acompanhamento: arroz branco, batata palha e uma salada bem caprichada a seu gosto.
============================================================

Estrogonofe de Domingo

1/4 de xícara (chá) de manteiga
1 cebola grande ralada
1 kg de filé cortado em tiras
1 1/2 xícara (chá) de champignom fatiado
1/2 cubo de caldo de carne/bacon
1 1/2 xícara (chá) de ketchup
1 colher (sopa) de mostarda
1/2 xícara (chá) de água
1 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça a manteiga em fogo médio e frite a cebola a carne por uns 10 minutos. Acrescente o champignon, o caldo e misture até dissolver. Junte o ketchup, a mostarda, a água e cozinhe em fogo baixo por uns 5 minutos. Desligue o fogo coloque o creme de leite e misture.

Acompanhamento: arroz branco,batata palha e uma salada de brócolis cozida no vapor.

============================================================

Vaca atolada

1 colher (sopa) de óleo
500 g de costela de boi em pedaço
3 dentes de alho amassados
1 cebola cortada em pedaços grandes
Sal, cheiro verde, pimenta malagueta seca a gosto
2 xícaras (chá) de água
300 g de mandioca limpa e cortada em quatro partes

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão. aqueça o óleo em fogo médio, acrescente a costela, o alho e frite até dourar levemente.
Adicione a cebola, tempere com sal, pimenta e refogue por mais 5 minutos. Coloque parte da água até que metade da costela fique coberta. Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo, depois de iniciada a pressão. Deixe a pressão sair naturalmente, acrescente a mandioca, o restante da água e cozinhe por mais uns 15 minutos, depois que começar a chiar.
Deixe a pressão sair e volte ao fogo baixo para engrossar o caldo, acrescente o cheiro verde e sirva.
============================================================

Curau de milho (lata)

2 latas de milho verde ( sem a água)
1/2 xícara de chá de açúcar
400 ml de leite
200 ml de leite de coco
Canela em pó a gosto

Modo de fazer:

Bata o milho com o açúcar no liquidificador, o leite e o leite de coco.
Passe a mistura pela peneira, apertando bem o bagaço. Coloque o líquido em uma panela, leve ao fogo baixo e, sem para de mexer, deixe cozinhar até ficar cremoso. Despeje em forminha refratárias e salpique a canela em pó.

Sirva quente ou gelada
============================================================

Filé de merluza Nápoles.

4 files de merluza
suco de 1/2 limão
1 colher (chá) de sal
1 ovo batido
1 xícara (chá) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
1 xícara (chá) de molho de tomate (pomarola)
1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas (pretas)
manjericão
óleo para untar

Modo de preparo

Tempere os filés com limão e sal.
Escorra o excesso de liquido, passe os filés pelo ovo e farinha de rosca, empane bem.
Distribua em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno por 15 minutos até dourar, virando na metade do tempo.
Em uma panela, leve ao fogo médio o azeite e frite a cebola até murchar.
Adicione o molho de tomate, as azeitonas, manjericão e cozinhe por uns 8 minutos em fogo médio.
Tire o peixe do forno, arrume em uma travessa e despeje o molho por cima.

Sirva com: arroz branco, batata palha e uma bela salada a seu gosto.
============================================================

Costela na Panela de Pressão sem Água.

Ingredientes

1 kg de costela de boi meio magra
1 tablete de caldo de carne

Modo de preparo:

Ponha a costela e o caldo na panela de pressão, espere abrir fervura e deixe cozinhar por 10 minutos (não precisa água)
Abra a panela e mexa, para que o caldo misture com a costela.
Feche a panela e deixa abrir fervura novamente e deixa cozinhar por 20 minutos. Pronto retire e é só servir.

Obs: Atenção na hora do preparo vai cheirar queimado, isto é normal a costela tem que ser magra, para parecer churrasco, se for gorda junta muita água e fica parecendo cozida.

============================================================

Picanha na panela de pressão.

Ingredientes:

1 peça de picanha
1 cerveja preta
1 molho de tomate
1 pacote de sopa de cebola
alho a vontade

Modo de preparo:

Frite o alho e após coloque as cebolas raladas até ficarem douradas. Coloque a picanha com a gordura virada para baixo.
Deixe-a nessa posição até ficar bem dourada, vire e faça o mesmo do outro lado.
Adicione o creme de cebola, o molho e tomate e a cerveja preta, tempere a gosto e tampe a panela de pressão.
Depois que começar a pressão, marque 60 minutos, retire e agora é só saborear.
============================================================

Carne de panela de pressão.

Ingredientes:

1 kg de carne (acém, patinho, lombo de porco)
8 cebolas grandes cortadas em rodelas
3 cubos de caldo de carne/bacon

Modo de preparo:

Forrar o fundo da panela de pressão com metade das cebolas, desfazer um cubo de carne e colocar por cima das cebolas, adicionar a carne, por cima desfazer outro cubo de carne, cobrir a carne com o restante das cebolas e desfazer o outro cubo em cima das cebolas.
Fechar a panela pressão, sem adicionar água, deixar mais ou menos uns 25 minutos, abrir a panela, verificar se a carne está mole, senão deixar mais uns 10 minutos.
Está pronta uma carne saborosa, prática e rápida de fazer.
Se quiser pode, depois da carne pronta adicione umas batatas em rodelas e deixar por mais uns 10 minutos no fogo.

============================================================

Picanha no avesso

Ingrediente:

1 picanha não muito gorda
bacon fatiado bem fininho
sal grosso e papel alumínio

Modo de preparo:

Se a picanha for muito gorda desbaste a gordura deixando uma camada de aproximadamente 1,5 cm de altura.
Com uma faca afiada risque a gordura no sentido transversal e longitudinal formando quadrinhos sem ferir a carne.
Passe sal grosso.
Faça um corte de forma que a picanha fique parecendo um coador, tomando o cuidado de não ferir as bordas, vire para que a parte da gordura fique dentro, passe sal grosso, recheie com o bacon fatiado.
Cubra com papel alumínio (parte brilhante para o lado da carne), leve ao forno médio 200º c por duas horas.
Retire o papel alumínio e deixe dourar por 15 minutos.

Aposto que você nunca provou nada igual.......
============================================================