terça-feira, 4 de setembro de 2012

Práticas positivas para uma boa saúde.



Certas práticas que adotamos em nosso dia a dia, podem ser de grande valor para a manutenção de nossa saúde e de uma boa qualidade de vida. São procedimentos simples, que podemos realizar facilmente em nossa própria casa e que não ocupam senão alguns minutos de nosso tempo. Os resultados vão surgindo após algumas semanas e com um pouco de dedicação e regularidade produzem efeitos muito favoráveis, tanto para o nosso corpo como para a nossa mente.

1 – MEDITAÇÃO

Do latim, meditare, a palavra meditação significa voltar-se para o centro, no sentido de desligar-se do mundo exterior e direcionar a atenção para o interior de cada pessoa, baseada em exercícios específicos. Mesmo sendo frequentemente associada a religiões orientais, existem registros históricos que comprovam sua prática desde o inicio da humanidade. Não podendo ser creditada a um povo ou região, a meditação está presente em várias culturas e tendo diversas denominações.



A meditação é geralmente relacionada à espiritualidade, o que não a impede de ser praticada como um instrumento de desenvolvimento pessoal, em um contesto não religioso. A meditação fundamenta-se em práticas diárias, tendo como base a concentração da atenção e sua prática cotidiana proporciona vários benefícios e aperfeiçoamentos individuais como:

- Concentração, tornar-se mais ativo e eficiente;

- Alívio de desgaste físico, mental e espiritual

- Auto-liderança, aumento da capacidade de controle;

- Escolhas e decisões, mais inteligência e discernimento;

- Senso de identidade, possibilidades ampliadas e liberadas.

2 – A FORÇA DO ABRAÇO

“Num dia de frio, ela me abraçou e seu calor salvou a minha vida e a minha alma”. Esse relato é de um menino de 14 anos que morria de frio numa noite de inverno.

E foi o abraço, segundo ele, que o salvou e não deixou sua alma partir. O abraço, acima de tudo, é a troca de calor, porém, mais do que o vindo do corpo, o da alma. Quem gosta de abraçar, levanta os braços com mais facilidade, sorri com pureza, recebe de volta calor e emoção.

Existe alguém que abraçou e não recebeu o abraço de volta? A emoção do abraço é qualidade infinita, a proximidade de ambos, o transforma em via de duas mãos: dando e recebendo afeto. E acima de tudo, é o caminho, quase que divino, para sentir o outro como semelhante.

Lembrando sempre que “abraçar e ser abraçado” é:

- Saudável e sentimentalmente positivo;

- Contagiante, porque 99% das vezes que se abraça, a recíproca acontece;

- Sempre benéfico, não tem efeitos colaterais negativos;

- Motivador, tem efeitos benéficos sobre a depressão e sistema imunológico;

- Calmante, alivia o estresse e ajuda a um sono tranqüilo.

Na próxima vez que tiver oportunidade, abrace, e muito, o minimo que vai receber em troca, é outro abraço, com todos os benefícios que nele contem.

3 - RELAXAMENTO

Não espere o fim de semana para relaxar, reserve pelo menos quinze minutos diariamente para essa prática. A seguir, alguma dicas simples de relaxamento:

- Uma posição confortável é fundamental;

- Estabelecer o tempo de relaxamento;

- A respiração deve ser lenta e profunda. Um espaço de três segundos deve estar entre a inspiração e expiração.

Na expiração, sempre relaxar o corpo;

- Usando uma fonte de iluminação imaginária, fazendo-a percorrer o corpo, da cabeça aos pés, para o relaxamento, deixando essa “luz” Atingir, também o seu interior;

- Neste estágio de relaxamento, pode-se optar por: usufruir do momento, iniciar uma meditação; dormir, mas isto indica cansaço; intensificar o estado de relaxamento; ativar experiências ligadas a algum tema; experimentar pensamentos agradáveis e prazerosos;

- No encerramento, o corpo deve ser movimentado lentamente, até o movimento completo de toda a musculatura.

O relaxamento deve ser feito sempre, seus resultados irão aparecer de forma gradativa, tanto física quanto emocionalmente, trazendo benefícios a curto, médio e longo prazos!

4 – SORRIR É QUESTÃO DE HÁBITO

Esta afirmação pode parecer estranha, mas o sorriso pode ser desenvolvido com “exercícios” como: quanto mais se sorri, mais dá vontade de sorrir, relaxando o espírito, elevando o humor e diminuindo o estresse, pode-se também assistir um programa humorístico, ler um livro ou as tirinhas de jornal, ouvir e contar piadas e tentar tirar uma lição das experiências negativas da vida!.

É importante lembrar que o sorriso é simples, não custa nada e traz bons resultados; ele gera alegria no grupo; alivia tensões; é importante na amizade; rápido ao se dar e eterno na lembrança. Mesmo em conversas ao telefone, o sorriso tem um impacto surpreendente, a pessoa sorrindo quando fala ao telefone transparece em sua voz.

O sorriso e o bom humor são fundamentais para sua saúde porque:

- Melhoram o tônus muscular e a pressão arterial;

- Durante uma gargalhada, o ritmo do coração acelera e estimula a circulação de sangue pelo organismo;

- Além dos músculos faciais, a risada estimula os músculos abdominais;

- A respiração durante a risada é mais vigorosa e isso aumenta a ventilação pulmonar.

- Estimula a produção de células de defesa do organismo, deixando-o mais protegido contra vírus, bactérias e diminuindo a possibilidade de crises alérgicas.

5 - YOGA

Yoga, que significa união, é uma antiga filosofia de vida, originária da Índia há mais de 5000 anos. Sua prática leva a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, juntamente com o fortalecimento e o desenvolvimento da flexibilidade do corpo físico.

As técnicas mais utilizadas no Yoga são:

- Ásanas: exercícios físicos que fortalecem o corpo e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas;

- Pránáyáma: são os exercícios respiratórios, iniciando-se na reeducação dos músculos, ampliando a capacidade respiratória e aumentando a absorção do oxigênio;

- Yoganidra: descontração consciente de cada músculo e cada parte do corpo;

- Meditação: sentando quieto e observando a si mesmo, oferecendo a possibilidade do auto-conhecimento mais profundo.

A prática regular da yoga garante uma melhor qualidade de vida, distancia a pessoa dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano e pode trazer verdadeiros milagres para o corpo e alma.

6 – APERTO DE MÃOS

O aperto de mãos, uma atividade lúdica, muitas vezes vem acompanhado do habitual “muito prazer”, ou seja, é quase sempre o primeiro contato físico e através dele que se tem a primeira impressão da atitude da pessoa, por isso deve-se tomar cuidado com aperto de mãos inadequados de todos os tipos e naturezas: fortes além da conta, frouxos, flácidos, esquivos, frios, úmidos, etc.

O significado do aperto de mão pode ser de parabéns, congratulações ou de pêsames no funeral, por exemplo. A origem do aperto de mãos está em uma antiga lenda sobre o costume de se demonstrar, literalmente, a ausência de armas: as pessoas andavam armadas para se defenderem e a maneira encontrada para demonstrar atitude de paz, era estendendo a mão para o interlocutor, mostrando que não tinha armas e que ele também expusesse sua atitude pacífica, estendendo a própria mão e apertando a outra.

A lenda sobre a origem do aperto de mãos chama à reflexão, e hoje, para que serve esse ato? Hoje serve para estreitar laços, em alguns casos, o aperto de mãos pode ser acompanhado da mão esquerda sobre ele, como selando a amizade, apoio ou carinho.

Pode ser longo, sim! Quando transmitindo calor e dedicação. O importante é que jamais deixe uma mão estendida sozinha, aperte-a sempre, fará bem para os dois lados!

7 – SHIATSU

Shiatsu é uma técnica de manipulação originária da medicina tradicional oriental, que acredita que todos os seres têm uma “força de vida” ou uma “energia vital” responsável por gerar sua estrutura física e regular a harmonia mental, física, emocional e espiritual.

O “toque” é a essência do Shiatsu, é uma maneira de comunicar amor e compaixão, a aplicação de pressão com os dedos em pontos específicos é a sua base principal.

As palmas das mãos, cotovelos, joelhos ou pés em áreas de maior extensão, podem ser usados, na estimulação ao longo dos canais ou meridianos de energia, que circulam ao longo de nosso corpo.

O Shiatsu moderno engloba várias abordagens – antigas e modernas:manobras importantes como pressão, percussão, movimentação e outras que auxiliam como fricção, vibração, pinçamento, rolamento, tração, alongamento e imposição.

O toque físico é usado para acessar a distribuição de energia que permeia o corpo e tentar corrigir qualquer desequilíbrio verificado. O Shiatsu, hoje uma respeitada terapia alternativa no ocidente, é praticado em hospitais de muitos paises como uma terapia complementar ao tratamento e prevenção, de dores e doenças, sendo bastante eficaz e seguro.

8 – TAI-CHI-CHUAN

O Tai-chi-chuan atualmente é prática terapêutica, com movimentos relacionados à natureza, por exemplo: a garça que abre as asas, simulação de montar o tigre, mexer vigorosamente com as mãos nas nuvens. Os movimentos circulares e a continuidade, favorecem a economia e a mobilização da energia, pois só assim, aproveita-se a energia de um movimento para se criar um outro, sem esforço ou desgaste.

Para que esses benefícios sejam alcançados, é fundamental que a respiração esteja em harmonia com o movimento. Para que o movimento alcance a harmonia perfeita, é necessário seguir três fundamentos básicos: o corpo sempre em posição ereta, nunca abrir mão da estabilidade que os pés proporcionam e usar sempre os dois primeiros fundamentos para um alternância de movimentos suaves e constantes.

Com a mente concentrada, o praticante do Tai-chi-chuan passa da consciência corporal para a emocional, tornando-se mais sereno, tranqüilo e transformando suas ações do dia a dia mais calmas, equilibradas, no despertar da consciência emocional, do auto-conhecimento aprofundado e maior desenvolvimento espiritual. Incluindo também os exercícios físicos, onde os músculos estarão mais alongados, as articulações mais flexíveis, a respiração mais profunda e seu corpo mais resistente.

9 – A FORÇA DO PENSAMENTO

A força do pensamento, apesar de imensurável, talvez seja o maior poder que o ser humano tem dentro de si. Mesmo não conhecendo seu poder, o seu uso é feito no dia a dia e pela vida toda.

Todas as realizações, e não realizações do mundo, passaram necessariamente pelo pensamento e foi seu poder que decidiu o que deveria ou não existir.

A consciência em vibração produz o pensamento, depende da força desta vibração (em grau, intensidade mental e fé), que ele se tornará realidade ou não. Existe um ditado que diz: “na desgraça, o pessimista sofre duas vezes, o otimista só uma”.

E este ditado está ligado diretamente ao pensamento.

Como exercício para que o pensamento comece a ser dirigido pela pessoa, e interessante usar sempre frases afirmativas: “eu sou o mestre de minha vida”; “eu sou capaz”; “eu tenho saúde”, entre outras.

E é somente pela crença na força do pensamento a reordenação dele será possível criar um ambiente melhor para se viver, aproveitando e aprendendo a reconhecer a força mental, encontrar as circunstâncias favoráveis e usar a inteligência para aproveita-las.

10 – GENTILEZA, O CAMINHO

Abraço, aperto de mão, pensamento e olhar ou mesmo relaxar, meditar, fazer uma massagem ou praticar um exercício, tudo isso para elevar a alma e chegar à forma de se transmitir aos outros o que foi adquirido: usando a gentileza!

Quem usa a gentileza como rotina, sabe os benefícios que ela traz! Seja cumprimentando a pessoa à sua frente, seja dando passagem no trânsito, seja chamando a atenção das pessoas quando estão erradas, a gentileza pode estar em todos os atos do dia a dia.

Não existe receita para o uso da gentileza, nem situações, sendo gentil, a possibilidade de iniciar um conflito é mínima. No trânsito, os quinze segundos que se perde dando passagem, ajudam a aliviar o estresse e o muito obrigado de retorno, sempre a faz a pessoa abrir um sorriso nos lábios.

No trabalho, ao ensinar um processo, ao cobrar um prazo, a gentileza é fundamental para que não se crie um atrito, ou até mesmo uma situação de humilhação.

Na vida com as pessoas próximas, a família, a gentileza faz diminuir atritos, discussões e mal estares.

Ser gentil é fácil, as primeiras expressões mágicas são: por favor, obrigado, com licença, o tom de voz deve ser sereno e a firmeza no olhar, brilhante e sincero, deve ser constante!

11 – O VOLUNTÁRIO GANHA A PAZ INTERIOR

Quando nós, esquecendo nossos problemas, saímos de nosso comodismo e procuramos dedicar parte do nosso tempo livre a ajudar outras pessoas, essa ocupação é chamada de trabalho voluntário.

Hoje são milhares e milhares de pessoas, jovens, adolescentes, adultos, homens e mulheres e idosos que formam o chamado terceiro setor.

Sem essa colaboração espontânea e gratuita muitas instituições não teriam condições de prestar assistência aos necessitados, aos excluídos, aos portadores de necessidades especiais, aos doentes, aos que são vítimas de discriminações por causa da sua raça, pela sua pobreza, pela sua ignorância, pela sua idade ou por qualquer outra razão que os marginalizam da sociedade.

O voluntário exerce a solidariedade. Ser solidário significa abandonar seu conforto e ir de encontro às necessidades do outro, ajudando-o no que for possível, diminuindo suas dores, sofrimentos e dificuldades.

Ser solidário é trabalhar para tornar o mundo melhor, mais humano.

Madre Tereza de Calcutá disse: tudo o que eu fiz em toda a minha vida é apenas uma gota no oceano porém o oceano seria menor se eu não tivesse feito.

O voluntário pode afirmar: o mundo ficou um pouquinho melhor por que eu passei por ele.

Se cada um fizer a sua parte, a sua missão, todos sentiriam ao final de cada dia aquela paz interior, a consciência tranqüila do dever cumprido.

Todos aqueles que são voluntários recebem essa gratificação especial, essa sensação de bem estar e de alegria, apesar de seus problemas e desafios que tiver que enfrentar no seu dia a dia.

Vale a pena experimentar e constatar essa verdade: faça o outro sorrir e você sorrirá também faça o outro feliz e você será feliz também.

Caso você conheça alguma pessoa voluntária, pergunte a ela se não é verdade. Não espere que alguém vá bater em sua porta sugerindo algum trabalho voluntário.

Tome você mesmo a iniciativa que trará uma substancial melhoria na sua qualidade de vida. É só procurar e achar, tantas são as oportunidades.

12 – PROCURE USAR BEM O SEU TEMPO

O tempo para a pessoa idosa, tanto pode ser um aliado precioso como um inimigo temível. Tudo vai depender da própria pessoa. É preciso se deixar em envolver em atividades as mais diversas, a escolha de cada um, evitando não ter nada para fazer e ficar o dia inteiro sem uma ocupação.

Nesse caso, os minutos, as horas e os dias demoram mais para passar e o que é pior: ficar parado traz mal estar, tristeza, sentimento de inutilidade, isolamento e depressão.

São tantas as possibilidades de se ocupar, de preencher o seu tempo, que ficaríamos ocupando linhas e linhas para enumerá-las.

Se a pesca, por exemplo, fosse uma opção, alguns adorariam a idéia e outros a achariam ridícula e fora de propósito.

Muitas pessoas já tinham alguns sonhos ou projetos que há muito tempo ficaram esperando uma chance de serem executados.

Quando se fala em sonhos, eles devem fazer parte de nossa vida, desde que nascemos. Não sonhos impossíveis mas sonhos que poderão se concretizar mais cedo ou mais tarde.

Para cada dia deve existir um planejamento, com atividades que nos dêem prazer, alegria e satisfação, sejam elas as mais diversas e variadas, não importa: individuais, familiares ou coletivas. qual for.

PEIXES PROMOVEM UMA ONDA DE BOA SAÚDE

(Eles previnem colesterol alto, diabetes e até depressão).

Nem precisa ser um seguidor fervoroso das tradições para optar pelo peixe no lugar da carne ou do frango na semana da Páscoa. Nessa época, as peixarias vão à loucura com a procura. O bacalhau chega a disputar, com a sobremesa de chocolate, o posto de vedete no almoço dominical.

Mas fora a data, você já se perguntou quanto peixe tem comido?

Acredite, essa resposta é para lá de importante, tamanhos os benefícios que os nutrientes encontrados nos peixes oferecem ao organismo.

CORAÇÃO TININDO

Para tanto, é necessários consumi-lo em boas porções. O cardiologista Michael Burr constatou, no Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, que vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29%, passando a comer peixe pelo menos duas vezes por semana.

O ideal é o consumo de peixes grelhados ou assados, de preferência acompanhados de molhos leves, arroz, purês e vegetais , aconselha a nutricionista Fabiana Honda, de São Paulo. O milagre é assinado pelo ômega 3, um tipo de ácido graxo que promove uma faxina geral nas artérias.

Esse nutriente é encontrado principalmente nos habitantes de água fria, como salmão, atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e a truta.

O ômega 3 atende dois requisitos fundamentais para o coração bater a todo vapor: aumenta o HDL, o colesterol bom, e reduz o ruim, o LDL.

A lista de seus benefícios não pára por aí. Também é responsável por abaixar o índice de triglicérides e a pressão sangüínea, prevenindo contra a aterosclerose, infarto e derrame.

BLINDAGEM CONTRA DEPRESSÃO E DIABETES

Mal de Alzheimer é um dos fantasmas que tremem de medo só de imaginar o seu prato recheado com essa delícia dos mares. Os peixes melhoram os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, substâncias associadas à depressão, e diminuem o nível de insulina, impedindo o desenvolvimento do diabetes.

Também tem ação antiinflamatória, o que alivia as dores causadas pela artrite. O teor de lipídios do salmão é maior quando comparado aos outros dois peixes.

Em contrapartida, sua quantidade de ômega 3 também é: são 4,47 gramas para cada posta de 100 gramas; já o atum apresenta2,82 gramas para o mesmo pedaço , explica Fernanda Brunacci, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar, de São Paulo.

Fora essa gordura do bem que vale ouro, os peixes são ricos em proteínas, essenciais para a manutenção da massa magra do corpo e integridade da pele, das unhas e dos cabelos. O bacalhau, mesmo com todas suas vantagens nutricionais, não deve ser consumido por pessoas hipertensas, já que é conservado no sal , alerta Fernanda Brunacci.

Dê uma olhada do que se compõe uma boa posta de peixe:

1. Cálcio, que confere ossos duros de roer

2. Potássio, nutriente que abaixa a pressão

3. Selênio, substância antioxidante que promove o rejuvenescimento celular e afasta o risco de tumores

4. Ferro, para afastar a fraqueza e anemia

5. Vitamina A, que protege a saúde da visão

6. Niacina, vitamina do complexo B que eleva o colesterol bom (HDL)

7. Iodo, essencial para o funcionamento da tireóide, regulando o metabolismo

8. Cobalto, mineral que auxilia na absorção de vitamina B

OLHO VIVO NA ESCOLHA

Incluir um bom pescado na dieta só traz benefícios à sua saúde, mas é importante ficar atento na hora da compra isso, é claro, se você não for daqueles que prefere fisgar o próprio almoço. Vale reparar nos seguintes pontos:

1. Observe se os olhos estão brilhantes, isso é sinal de peixe fresco

Valores nutricionais por 100g de peixe

Cálcio Calorias ômega3 Ferro Potássio Vitamina A Selênio

Bacalhau - Atum. Truta.Salmão.

Roberta Stella – Nutricionista - Dr. Alessandro Loiola – Clinico geral

(Fonte: Revista Minha Alimentação)

– COMIDA PRONTA = CRIME DE LESA CONSUMIDOR

Não caia nessas verdadeiras armadilhas armadas pelas grandes empresas do setor alimentício que não se importam nenhum pouquinho com a saúde do consumidor. A única coisa que lhes interessa é o lucro, quanto maior, melhor. Para tanto despejam propaganda maciça pelos meios de comunicação, exibem informações enganosas nas suas embalagens sempre muito bonitas e ilustradas para assim ludibriar os trouxas, incautos e desinformados que acreditam nessas panacéias.

Poderíamos citar aqui dezenas e dezenas de situações preparadas para iludir o consumidor menos avisado: maquiagem de produtos com diminuição das quantidades sem prévio aviso, componentes em desacordo com as informações referente aos ingredientes, letras pequeníssimas e pouco destacadas do fundo para não permitir que qualquer pessoa leia o que está escrito, excesso de produtos químicos e conservantes para prolongar a validade dos produtos e assim por diante.

Vamos nos ater a apenas 4 exemplos que são bastante ilustrativos:

1 – COCA ZERO – Contém Aspartame, adoçante suspeito de causas uma série de doenças degenerativas. Não informa a quantidade máxima diária permitida sem danos à saúde. A lata do refrigerante de 350 ml informa que contém 12 mg de Aspartame, todavia a garrafa de 2 litros do mesmo produto, informa que também contém os mesmos 12 mg.

No mínimo é difícil para o leigo entender qual das duas embalagens está dizendo a verdade. Ou nenhuma delas?

2 – CORN FLAKES – Fabricado e vendido pela gigantesca corporação internacional chamada Nestlé, também engana o consumidor. Vejamos: “Acrescentar cereais no café da manhã é uma delícia, sejam as saudáveis granolas para comer com banana ou aqueles para tomar com leite.

Quem une fruta, leite e cereais na primeira refeição do dia, pode dizer com orgulho que possui uma alimentação saudável – pelo menos ao acordar.

A quantidade desses produtos no mercado deixa o consumidor à vontade para escolher os cereais que mais lhe agradam em sabor, textura, preço e nutrientes. Mas também acirra a concorrência e a necessidade dos fabricantes inovarem para dar a seu produto um lugar de destaque.

Recentemente surgiu uma novidade que parecia interessante. Os Corn Flakes da Nestlé agora são feitos “com cereais integrais”, informação estampada nas embalagens.

A noticia seria ótima para os consumidores que gostam do produto, já que os cereais integrais, por manterem todas as partes dos grãos, conservam mais nutrientes e garantem mais qualidade à alimentação.

Não fosse um problema encontrado no rótulo. Se o consumidor o ler com atenção descobrirá que “ser feito com cereal integral” significa ter meros 28% de farinha de milho integral em sua composição.

Ou seja, nos demais 72% é usada farinha de milho refinada, o que significa que na maior parte da composição do produto o cereal perdeu grande parte de suas vitaminas e nutrientes. Infelizmente, “a novidade” é mais publicitária do que realmente uma contribuição à saúde. E os indícios são de que a publicidade seja enganosa. Por isso, toda a contribuição do consumidor é importante.

3 – GORDURA TRANS –

Presente em alimentos industrializados e responsável pelo aumento dos níveis de colesterol e dos problemas cardiovasculares, a gordura trans pode ser banida da alimentação brasileira. Isso se for aprovado o projeto do deputado Fernando Coruja, que já tramita em caráter conclusivo na Câmara.

A proibição da gordura transaturada nos alimentos já é realidade em países como Canadá, EUA e Austrália, que já deixaram de expor sua população aos riscos do consumo dessa substância.

A gordura trans é usada em alimentos industrializados, para aumentar sua durabilidade, além de conferir consistência crocante e sabor agradável aos alimentos. No entanto, existem outros ácidos graxos menos danosos à saúde que podem substituí-la, sem perdas nesses aspectos. Segundo um estudo da Escola de Saúde da Universidade de Harvard, a redução de 4,5g diários dessa substância – presente em margarinas, biscoitos e sorvetes – evitaria a morte de mais de 10 mil pessoas por ano.

4 – DOCE DEMAIS –

A reportagem de capa da Revista do Idec No. 116 (edição de Novembro) analisou o valor nutritivo dos bolinhos e achocolatados, voltados para o público infantil. No entanto, a avaliação de quantidade de açúcares ficou comprometida, pois, entre os bolos analisados, a maioria só informava a quantidade de carboidratos – sem explicar quanto da substância é açúcar e quanto é amido.

Na ocasião, a Revista solicitou que os fabricantes fornecessem tal informação. Em resposta, a Bauducco enviou uma análise laboratorial de seus bolos, Gulosos e Brownie, que apontou, em média, a presença de 40g de açúcar para cada 100g do alimento. Como os bolinhos pesam em torno de 40g, há nada menos que 16g de açúcar em cada um (40%). A Selme, por sua vez, fabricante dos bolinhos Renata Sítio do Pica-Pau Amarelo, informou, que, em média, em uma porção de 40g que corresponde a um bolinho, 11g são de açúcar (27,5%).

A Casa Suíça, do bolo Ursinho, não forneceu os dados relativos aos produtos analisados pelo Ide. A empresa alegou que está reformulando o alimento, tornando-o “mais saudável”. Segundo a Casa Suíça, o novo bolinho terá 16,4g de açúcar em cada unidade de 43g (38%). A Bimbo, dos bolos Ana Maria, não respondeu à solicitação.

Na época da reportagem, somente o rótulo do bolo Toddynho (Pepsico) fazia a discriminação entre açúcar e amido. No entanto, nos produtos encontrados no mercado no final de janeiro, a informação não estava mais disponível. A empresa não respondeu à Revista a razão de ter retirado o dado do rótulo. A quantidade de açúcar presente nos bolinhos é muito elevada. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o consumo diário de açúcar, não ultrapasse 50g.

Como é indicado que se faça 6 refeições por dia, o valor máximo de açúcar ingerido por vez não deve ultrapassar 8,3g.

5 – COMIDA A DOMICILIO – LANCHES E FAST FOOD

No início as lojas de lanches e comidas prontas só serviam seus produtos no próprio local. Logo perceberam porém que estavam criando uma nova geração de viciados em comida pronta e lanches e foi fácil criar a entrega a domicilio, que se revelou um filão altamente lucrativo. Tratava-se de uma questão de explorar comercialmente a inércia, a preguiça, a falta de vontade de preparar alimentos em suas casas. A idéia foi como um fósforo em gasolina, espalhou-se instantâneamente.

Não só lanches (hamburguers, cheeseburguers, batatas fritas, hotdogs) mas também comida de vários tipos e de vários paises (pizzas, carnes, comida chinesa, japonesa, tailandesa, árabe e outros pratos apreciados pelo clube de comedores inveterados). A coisa chegou a tal ponto que as casas modernas ou não têm mais cozinhas ou apenas um minúsculo espaço com pia e pequeno fogão (as tais kitchinettes).

É muito mais gostoso, prático e até mais barato encomendar comida e lanches prontos. A criançada adora e ninguém reclama. A cada dia novos pratos e sabores são descobertos e festejados. Não é mais preciso que as mulheres trabalhem para justificar essa atitude. Estudos feitos na Inglaterra mostraram que esse hábito está se generalisando e que a exceção hoje é ser antigo, retrógado e conservador, cozinhando em casa com todas as suas dificuldades.

Elas começam em sair de casa e selecionar os alimentos que serão adquiridos. Depois eles devem ser higienizados e preparados, trabalho que leva horas para terminar. Mas não termina ainda. É preciso depois lavar pratos, talheres, louças e panelas. Toda essa trabalheira poderia ser evitada mediante o simples uso de um telefone. Os vizinhos já aderiram à nova coqueluche e que ainda não o fez, pode ser objeto de gozações que ocorrem principalmente entre as crianças e seus amigos.

Agora surge uma pergunta fundamental: quem controla a higiene e o cuidado no preparo desses alimentos que chegam em casa? Será que não contém elementos prejudiciais à saúde, como conservantes, aditivos, realçadores de sabor, adoçantes, excesso de temperos (inclusive de sal) e outros produtos químicos. Não existem nas embalagens

Informações sobre os componentes e muito menos se são frescos e não ultrapassaram a data de validade. É um verdadeiro cheque em branco que é entregue em troca de nossa saúde, de nosso bem estar e de nossa família.

Na Inglaterra, país onde se generalizou o uso de comidas prontas foi feita uma pesquisa recente, que demonstrou os danos à saúde provocados por essa prática. Aumentaram os casos de obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, vários tipos de cânceres inclusive já em crianças e adolescentes, causando enormes despesas nos gastos públicos com a assistência à saúde dessas pessoas.

Será preciso fazer campanhas de reeducação para que haja uma volta aos hábitos saudáveis de vida, não só com respeito à alimentação natural, como também no combate ao sedentarismo. (ficar sentado em frente ao computador, televisão e videogames) Aqui no Brasil esse costume de não mais se cozinhar está ganhando muitos adeptos que acham que essas facilidades valem a pena, pois deixam muito mais tempo livre.

No entanto nem sempre que se buscam facilidades na vida elas não acabam trazendo paralelamente dificuldades e nesse caso, dificuldades que comprometem seriamente a vida e a própria sobrevivência dos infelizes adeptos dessa nova modernidade.

6 – O PÃO NOSSO DE CADA DIA –

O pão de padaria contém bromato de potássio que é proibido em muitos países por provocar câncer. Essa proibição também existe no Brasil mas não é respeitada. Quanto ao pão de forma é preciso ler com muito cuidado e atenção seus ingredientes para saber se a fermentação é natural e se não tem gordura vegetal hidrogenada, que aumenta o colesterol ruim.

As embalagens destacam as vantagens desses produtos o que nem sempre é verdade.

Um exemplo claro dessa informação errada é o Pão de Linho Light, da Nutrella, que exibe em destaque na sua embalagem “Linha Integral”. Lendo com atenção e cuidado os seus ingredientes, percebemos que contém apenas 7% de farinha de trigo integral, 1% de linhaça e 1%de centeio, totalizando míseros 9%. Trata-se de uma propaganda enganosa, que fere o Código do Consumidor, fazendo-o pensar que se trata de produto integral, o que na realidade não é.

É muito importante todo o cuidado e atenção na leitura dos ingredientes descritos nas embalagens desse bendito ou maldito pão nosso de cada dia...

(Fonte (Itens 2, 3 e 4): Revista do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – No. 118 – Fevereiro de 2008).

A IDADE DE SAÚDE

por Deborah Pinheiro

O mito da eterna juventude continua a inspirar pesquisadores em todo o mundo que se dedicam a estudar os fatores que o envelhecimento provoca e as estratégias para empurrá-los para o mais tarde possível. Apesar da ciência oferecer uma gama de soluções para enfrentar o envelhecimento, não devemos nos iludir: A saúde não é fabricada sob a forma de pílulas ou cremes.

A luta contra o tempo, flagrante nas sociedades ocidentais, é o resultado de uma associação entre envelhecimento e doença. No entanto, o tempo não é culpado da má saúde.
Mais de três séculos antes de Cristo, o filósofo grego Aristóteles dizia que o corpo humano atingiu o seu pico na idade de 35 anos. Mesmo Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, argumentou, por sua vez, que as pessoas vivem em sua melhor forma em meados dos anos cinquenta.

Hoje, é preciso considerar vários aspectos para determinar em que ponto na vida de todos pode desfrutar de sua melhor forma e certamente não depende da idade cronológica. É por isso que alguns cientistas e profissionais de saúde distinguem entre idade cronológica e idade biológica.

A primeira, contida em nossos documentos de identidade, não é necessariamente equivalente à segunda, que é calculada a partir de nossos hábitos, nosso estilo de vida, nossos níveis de estresse e até mesmo a nossa composição genética.

Os sábios gregos não estavam inteiramente errados, quando eles atribuíram o pico da saúde na idade madura. Saúde não é um privilégio da juventude. Segundo estimativas de pesquisadores no campo da saúde, uma pessoa com 20 anos, que não é capaz de prender a respiração por, pelo menos, um minuto tem os pulmões de uma pessoa de cinqüenta anos. Ao contrário, uma senhora de sessenta anos, com pressão arterial sistólica de cerca de 120mm ainda tem o coração de uma garota em seus vinte anos.

Estes são dados fornecidos por especialistas em saúde para estimar a idade biológica ou a idade real de uma pessoa. No entanto, se a idade cronológica é absoluta e imutável, a idade biológica pode ser transformada a partir de mudanças de estilo de vida. É sempre possível ganhar alguns anos de juventude, especialmente com atividade física regular, manter um peso saudável, em suma, por cuidar bem de si mesmo.

Uma boa qualidade de vida será sempre a chave para fitness, independentemente da idade. Os médicos continuam a defender a abolição do tabagismo, a moderação do álcool, um mínimo de seis boas horas de sono por noite, dois litros de água por dia e uma dieta equilibrada, menos calorias depois dos 30.

A atividade física, praticada regularmente, vale a pena e é fundamental como um investimento, uma vez que após os trinta anos, o corpo pára de produzir a massa óssea. Aqueles que se mvimentam terão músculos fortes e podem se mover à vontade até o último suspiro. Mas é preciso evitar excessos e manter um ritmo constante. Os esportistas de fim de semana, voltam à vida sedentária depois, o corpo pode receber a atividade física irregular como uma situação de estresse. O saldo, em seguida, continua a ser a melhor receita.

Deborah Pinheiro é jornalista especializada em cultura científica, muitas vezes escrevendo sobre saúde, tecnologia, meio ambiente e cultura, entre outros temas. Nascida no Brasil, continuou seus estudos em Quebec, ela trabalha com artigos em francês e português para diferentes mídias.

PS – Siga a lição de casa e viva feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receitas: Tudo Fácil......

Merluza a Portuguesa

-1 kg de merluza
-8 batatas médias
-azeite de oliva a gosto
-3 tomates maduros
-1 cebola grande
-1 pimentão vermelho
-1 pimentão amarelo
- azeitonas verdes picadas
-ovos cozidos a gosto
-salsinha, cebolinha a gosto

Modo de Preparo:

Corte as batatas em rodelas não muito grossa e cozinhe (al dente), corte os pimentões em rodelas e coloque na panela na mesma água que cozinhou a batata e deixe dar uma murchada, faça a mesma coisa com a cebola (tudo separado)
Em um refratário untado com azeite, faça camadas de cebola,tomates as batatas o peixe os pimentões, azeitonas, tempere com sal, e reque com azeite. Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem, salpique salsinha,cebolinha, e regue novamente com o azeite e leve ao forno por cerca de 1 hora ou até que o peixe esteja cozido. Retire do forno enfeite com os ovos cozidos e sirva com arroz branco e uma salada de brócolis cozida no vapor e regada com azeite extra virgem.
=============================================================

Uma dica legal.
Parece bacalhau, só que mais barato, usei para fazer a merluza a portuguesa.

Bacalhau genérico.

- 1 kg de merluza
- 3 colheres(sopa) bem cheia de sal
- 1 litro de água

Ferva por 10 minutos na água com sal a merluza, escorra e arrume os filés na assadeira, não pode ficar uma em cima da outra, leve a geladeira descoberta de um dia para o outro.
Está pronto o bacalhau genérico, agora é só usar na receita de sua preferência.

=============================================================

Macarrão Cremoso Muito Fácil.

500 gr - macarrão (pene/parafuso/gravatinha)
01 - lata de pomarola
01 - lata de atum
01 - lata de creme de leite com soro
03 - tabletes de caldo de (carne/legumes/bacon)
01 - lata de milho verde
01 - litro de água

Modo de Preparo:

Na panela de pressão coloque a água e todos os ingredientes, menos o macarrão e mexa bem.
Quando a água estiver fervendo acrescente o macarrão e tampe a panela.
Quando a panela começar a ferver(chiar), marque 4 a 5 minutos e está pronto, pode destampar e saborear que é muito gostoso.

Dica: você pode substituir o atum por presunto picado e mussarela, mas o queijo só acrescente depois que destampar a panela, mexa bem e sirva bem quente.

Obs: Acho esta macarronada muito pratica, é para quem está sem tempo, e também para quem não sabe ou não gosta de cozinhar....
============================================================

Enrolado de Presunto e Batata.

Você vai precisar de:

A quantidade depende de quantas pessoas vão comer.(pode calcular mais de 2 por pessoa, porque fica bom de mais.)
Obs: compre o presunto e a mussarela com fatias grandes e não muito finas.
- batata cozida e espremida temperada a gosto.(bem firme)
- presunto fatiado o quanto baste
- mussarela fatiada o quanto baste
- molho de tomate (pomarola)
- queijo parmesão ralado

Modo de fazer:

Cozinhe a batata esprema e tempere a gosto.(tem que estar firme)
Peque uma fatia de presunto, coloque uma de mussarela em cima do presunto, coloque um pouco do purê, e enrole como um canelone.
Num refratário que vai ao forno coloque um pouco de molho no fundo e vá colocando os rolinhos de presunto recheado.
Coloque bastante molho em cima dos rolinhos polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno.(10 a 15 minutos), ou até que o queijo tenha derretido e o molho estar bem quente.

OBS: Você poderá usar molho branco no lugar do vermelho.

Sugestão: Servir com arroz branco, uma salada de folhas verdes com tomate cereja.
============================================================

Omelete "Poché"

Preciso de:

3 - ovos
mussarela ralada
fatias de mussarela
2 - copos de água (+/-)
orégano
sal
Temperos a seu gosto

Como preparar:

Numa frigideira coloque a água para ferver.
Bata os ovos, coloque a mussarela, sal e orégano.
Jogue tudo na água fervendo sem mexer, quando estiver cozido, escorra para ficar bem seca, ainda quente coloque fatias de mussarela em cima da omelete.

Obs: como fazer! é do seu jeito, os ingredientes você pode variar como quiser, a quantidade desta é apenas uma sugestão.
============================================================

Feijão Tropeiro muito simples.

500 g de feijão cozido(não muito)
200 g de linguiça calabresa
200 g de lombinho defumado
50 g de bacon
01 cebola pequena ralada
Cheiro verde
02 dentes de alho amassados
Pimenta
Sal a gosto
Farinha de mandioca

Modo de Preparo

Frite o bacon, a linguiça, o lombinho com a cebola e o alho.
Junte o feijão sem o caldo e refogue por alguns tempo.
Coloque o restante dos temperos e a quantidade de farinha de mandioca até a consistência desejada.

Sirva com: couve picada e revogada e ovo frito.

============================================================

Filé de peixe na panela de pressão (rapidinho)

1 kg de filé de peixe
3 cebolas em rodelas
1 lata de molho de tomate pronto (pomarola)
250 ml de leite de coco
cheiro verde a gosto

Modo de preparo:

Tempere os filés de peixe (sal,limão,vinagre, pimenta do reino e sal) deixe marinar.
Coloque na panela de pressão o molho, o filé de peixe, a cebola e tampe a panela, quando pegar pressão (começar a chiar) conte 7 minutos e desligue a panela, deixe terminar a pressão, abra e acrescente o leite de coco e o cheiro verde.

Sugestão de acompanhamento: arroz branco, batata palha e uma salada bem caprichada a seu gosto.
============================================================

Estrogonofe de Domingo

1/4 de xícara (chá) de manteiga
1 cebola grande ralada
1 kg de filé cortado em tiras
1 1/2 xícara (chá) de champignom fatiado
1/2 cubo de caldo de carne/bacon
1 1/2 xícara (chá) de ketchup
1 colher (sopa) de mostarda
1/2 xícara (chá) de água
1 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça a manteiga em fogo médio e frite a cebola a carne por uns 10 minutos. Acrescente o champignon, o caldo e misture até dissolver. Junte o ketchup, a mostarda, a água e cozinhe em fogo baixo por uns 5 minutos. Desligue o fogo coloque o creme de leite e misture.

Acompanhamento: arroz branco,batata palha e uma salada de brócolis cozida no vapor.

============================================================

Vaca atolada

1 colher (sopa) de óleo
500 g de costela de boi em pedaço
3 dentes de alho amassados
1 cebola cortada em pedaços grandes
Sal, cheiro verde, pimenta malagueta seca a gosto
2 xícaras (chá) de água
300 g de mandioca limpa e cortada em quatro partes

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão. aqueça o óleo em fogo médio, acrescente a costela, o alho e frite até dourar levemente.
Adicione a cebola, tempere com sal, pimenta e refogue por mais 5 minutos. Coloque parte da água até que metade da costela fique coberta. Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo, depois de iniciada a pressão. Deixe a pressão sair naturalmente, acrescente a mandioca, o restante da água e cozinhe por mais uns 15 minutos, depois que começar a chiar.
Deixe a pressão sair e volte ao fogo baixo para engrossar o caldo, acrescente o cheiro verde e sirva.
============================================================

Curau de milho (lata)

2 latas de milho verde ( sem a água)
1/2 xícara de chá de açúcar
400 ml de leite
200 ml de leite de coco
Canela em pó a gosto

Modo de fazer:

Bata o milho com o açúcar no liquidificador, o leite e o leite de coco.
Passe a mistura pela peneira, apertando bem o bagaço. Coloque o líquido em uma panela, leve ao fogo baixo e, sem para de mexer, deixe cozinhar até ficar cremoso. Despeje em forminha refratárias e salpique a canela em pó.

Sirva quente ou gelada
============================================================

Filé de merluza Nápoles.

4 files de merluza
suco de 1/2 limão
1 colher (chá) de sal
1 ovo batido
1 xícara (chá) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
1 xícara (chá) de molho de tomate (pomarola)
1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas (pretas)
manjericão
óleo para untar

Modo de preparo

Tempere os filés com limão e sal.
Escorra o excesso de liquido, passe os filés pelo ovo e farinha de rosca, empane bem.
Distribua em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno por 15 minutos até dourar, virando na metade do tempo.
Em uma panela, leve ao fogo médio o azeite e frite a cebola até murchar.
Adicione o molho de tomate, as azeitonas, manjericão e cozinhe por uns 8 minutos em fogo médio.
Tire o peixe do forno, arrume em uma travessa e despeje o molho por cima.

Sirva com: arroz branco, batata palha e uma bela salada a seu gosto.
============================================================

Costela na Panela de Pressão sem Água.

Ingredientes

1 kg de costela de boi meio magra
1 tablete de caldo de carne

Modo de preparo:

Ponha a costela e o caldo na panela de pressão, espere abrir fervura e deixe cozinhar por 10 minutos (não precisa água)
Abra a panela e mexa, para que o caldo misture com a costela.
Feche a panela e deixa abrir fervura novamente e deixa cozinhar por 20 minutos. Pronto retire e é só servir.

Obs: Atenção na hora do preparo vai cheirar queimado, isto é normal a costela tem que ser magra, para parecer churrasco, se for gorda junta muita água e fica parecendo cozida.

============================================================

Picanha na panela de pressão.

Ingredientes:

1 peça de picanha
1 cerveja preta
1 molho de tomate
1 pacote de sopa de cebola
alho a vontade

Modo de preparo:

Frite o alho e após coloque as cebolas raladas até ficarem douradas. Coloque a picanha com a gordura virada para baixo.
Deixe-a nessa posição até ficar bem dourada, vire e faça o mesmo do outro lado.
Adicione o creme de cebola, o molho e tomate e a cerveja preta, tempere a gosto e tampe a panela de pressão.
Depois que começar a pressão, marque 60 minutos, retire e agora é só saborear.
============================================================

Carne de panela de pressão.

Ingredientes:

1 kg de carne (acém, patinho, lombo de porco)
8 cebolas grandes cortadas em rodelas
3 cubos de caldo de carne/bacon

Modo de preparo:

Forrar o fundo da panela de pressão com metade das cebolas, desfazer um cubo de carne e colocar por cima das cebolas, adicionar a carne, por cima desfazer outro cubo de carne, cobrir a carne com o restante das cebolas e desfazer o outro cubo em cima das cebolas.
Fechar a panela pressão, sem adicionar água, deixar mais ou menos uns 25 minutos, abrir a panela, verificar se a carne está mole, senão deixar mais uns 10 minutos.
Está pronta uma carne saborosa, prática e rápida de fazer.
Se quiser pode, depois da carne pronta adicione umas batatas em rodelas e deixar por mais uns 10 minutos no fogo.

============================================================

Picanha no avesso

Ingrediente:

1 picanha não muito gorda
bacon fatiado bem fininho
sal grosso e papel alumínio

Modo de preparo:

Se a picanha for muito gorda desbaste a gordura deixando uma camada de aproximadamente 1,5 cm de altura.
Com uma faca afiada risque a gordura no sentido transversal e longitudinal formando quadrinhos sem ferir a carne.
Passe sal grosso.
Faça um corte de forma que a picanha fique parecendo um coador, tomando o cuidado de não ferir as bordas, vire para que a parte da gordura fique dentro, passe sal grosso, recheie com o bacon fatiado.
Cubra com papel alumínio (parte brilhante para o lado da carne), leve ao forno médio 200º c por duas horas.
Retire o papel alumínio e deixe dourar por 15 minutos.

Aposto que você nunca provou nada igual.......
============================================================